quarta-feira, 4 de abril de 2007

Não há acepção


(Gálatas 3:28)

Muito nos alegramos quando lemos esta passagem bíblica que afirma que não há discriminação da parte de Deus em relação às mulheres. Parece-nos, porém, que alguns não captaram bem esta declaração Paulina inspirada pelo Espírito Santo. Pois ainda hoje, percebemos discriminação em várias áreas da vida secular, e por que não dizer, da eclesiástica também.

Segundo o livro “Geografia do Brasil”, a discriminação profissional das mulheres é um fato. Mesmo em cargos que exigem maior capacitação profissional e alto grau de escolaridade, há diferenças salariais entre homens e mulheres.

Existem leis em vigor que não são executadas ao pé da letra, por isso, ainda há luta das mulheres por uma ação igualitária na legislação.

Temos que acabar com o preconceito contra a mulher. Não queremos ser maiores que os homens, queremos caminhar lado a lado com eles. Com as mesmas oportunidades.

Um fato tragicômico é quando acontece uma infração no transito, sem que tenha visto quem a praticou, alguém sugere: “só pode ser uma mulher”, e nem se preocupa em ver as estatísticas que afirmam que as mulheres são bem mais prudentes no trânsito. Nítida afirmação discriminatória.

O que falar do meio eclesiástico? Embora elas estejam cooperando praticamente em tudo, nos bastidores, exercem eficientemente dentro do espaço lhes permitido. Dão conta do recado, não deixam nada a desejar, são capazes.

Foi motivo de “orgulho” quando tive a oportunidade de ouvir a minha “pastora” Virgínia Gueiros, fazer uso do púlpito (objeto particular do sexo oposto) para explanar sobre o “11 de Setembro”. A qual foi admirada por todos. Muito nos regozijamos quando lemos nas Escrituras o valor que Cristo dá às mulheres, reconhecendo-as como um grande potencial a ser usado no Seu Reino, basta que nos dêem as oportunidades.

Os que de fato aceitam a afirmação em Gálatas 3:28, apresentam uma maturidade cristã, muito apreciada pelo Nosso Senhor, que nunca fez discriminação às suas criaturas femininas, pelo contrário, as tem chamado para serem participantes do seu reino de forma expressiva. Quem examina as escrituras sabe muito bem disso, e quem conhece a história da Igreja sabe muito mais ainda. Que o Senhor nos use cada vez mais, “se os homens nos permitirem”.


Texto de: Nailda Ximenes
Membro da IPCC, formada em Teologia, professora da Escola Bíblica IPCC

Nenhum comentário: