sexta-feira, 25 de maio de 2007

Fervor e Conhecimento


(Oséias 6:3a)

Há quem prefira um ou outro.
Nós preferimos os dois. Pois não vemos como desassociar um elemento do outro.
Quando há apenas um, a igreja cai na desgraça do extremismo, fervor escandaloso ou conhecimento improdutivo. Na verdade, a mesma deve procurar o equilíbrio entre os dois, como sinal da busca de uma vida espiritual saudável.
O conhecimento deve ser revelado por meio do ensino, que se faz preciso pelo fato do corpo de Cristo necessitar crescimento na sã doutrina, para não cair em vãs filosofias.
Cremos que com o conhecimento a igreja expressará uma viva adoração, o que chamamos de fervor, prazer no cultuar. Não estará enlaçada pelos rituais litúrgicos repetitivos e enfadonhos, mas haverá uma espontaneidade do Corpo de Cristo no ato de comungar com o Pai. Cremos numa igreja participativa, não contemplativa, que tem desejo ardente de participar do Reino do Senhor na Terra. Onde seus membros ou participantes, faz uso de seus dons e talentos com precisão, ou seja, edifica a quem os é dirigido e desenvolve-os em obediência a ordem de Cristo.
Nessa harmonia, com certeza, a igreja crescerá tanto em número como em qualidade, isto é inevitável.
A verdade é que temos muito a desenvolver tanto no fervor como no conhecimento, não nos cansamos de buscar a excelência.
Que Deus nos abençoe para que sejamos a igreja que Ele sonhou que fossemos.
Amém!?!

Texto de: Nailda Ximenes
Membro da Igreja Presbiteriana de Casa Caiada
Formada em Teologia e colaboradora da Escola Bíblica Dominical.

Nenhum comentário: